Informativo semanal de noticias

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Formação de Professores na Casa do Patrimônio do Iphan em Igarassu-PE

O padre Josivan de Sales, titular da Paróquia de São Cosme e São Damião, em 15 de março de 2015, apresentando a Igreja e Convento Franciscanos de Santo Antônio, em Igarassu (PE), a técnicos de ensino da Secretaria de Educação de Pernambuco e a membros do Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu.  foto arquiteto Fábio H Torres / Escritório Técnico e Casa do Patrimônio do Iphan em Igarassu.
O padre Josivan de Sales, titular da Paróquia de São Cosme e São Damião, em 15 de março de 2017, apresentando a Igreja e Convento Franciscanos de Santo Antônio, em Igarassu (PE), a técnicos de ensino da Secretaria de Educação de Pernambuco e a membros do Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu. 
foto: arquiteto Fábio H Torres / Escritório Técnico e Casa do Patrimônio do Iphan em Igarassu.  

OBJETIVO
Esta ação educativa tem como objetivo amplo capacitar professores da rede estadual de ensino em Igarassu e municípios circunvizinhos de modo a oferecer breve formação sobre o patrimônio cultural de Igarassu, e assim estabelecer interface das diversas disciplinas ministradas nas escolas públicas estaduais com os bens culturais materiais e imateriais) do lugar onde vive grande parte de seus alunos – o principal público-meta – levando-os a conhecer, continuamente, os elementos memoriais e referenciais que contam sua própria história, testemunhos da evolução arquitetônica, urbana, paisagística, econômica, social e cultural de Igarassu, neles despertando e estimulando o sentimento de pertença diante dos espaços construídos e espaços agenciados pelo homem no transcorrer dos séculos, do patrimônio natural, do patrimônio arqueológico e dos saberes e fazeres do povo igarassuense. Assim embasada, a ação de educação patrimonial foi incluída no calendário de formação de professores do 2º bimestre de 2017 pela Gerência Regional de Educação / Região Metropolitana Norte (GRE / Metro Norte), da qual faz parte o município de Igarassu e também Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Itapissuma, Itamaracá e Araçoiaba. Neste momento o trabalho conjunto é realizado com professores das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Artes, Ciências Humanas e Ciências Exatas e Biologia. Em 15 de março de 2017, a fim de repassar a importância da Ação para as escolas, foi realizada parte de sua programação a técnicos de ensino da Secretaria de Educação do Estado.

LOCAIS
• No Sobrado do Imperador
Explanações acerca da capacitação dos professores e sobre assuntos afins ao patrimônio cultural de Igarassu e sua preservação;
• No Conjunto Urbano Tombado da cidade
Percurso no Sítio Histórico com os professores, apresentando-lhes os monumentos nacionais, edifícios de destaque, casarios e largos históricos;
• No Convento e Igreja Franciscanos de Santo Antônio
Apresentação do monumento e da Pinacoteca aos professores;
• No Sítio dos Marcos
Visita dos professores ao local onde começa a história de Igarassu e de Pernambuco.


HORÁRIOS
• 03/05/2017 – 8h às 12h e 13h às 17h
• 04/05/2017 – 8h às 12h e 13h às 17h
• 05/05/2017 – 13h às 17h
• 08/05/2017 – 8h às 12h
• 11/05/2017 – 8h às 12h e 13h às 17h

PARCERIA
Iphan/Casa do Patrimônio de Igarassu, Secretaria de Educação de Pernambuco, Prefeitura de Igarassu/Secretaria de Turismo e Cultura, Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu e Paróquia de São Cosme e São Damião.
Fonte: Site IPHAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário