Informativo semanal de noticias

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Consultas gratuitas para diagnosticar casos de hanseníase em Igarassu



A Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove nesta quinta-feira uma série de ações e exames dermato-neurológicos gratuitos para o diagnóstico da hanseníase na cidade de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR). A programação marca o Dia Estadual de Luta Contra a doença, que é celebrado nesta segunda-feira. Transmitida pelo bacilo M. leprae, a doença que ataca o sistema nervoso periférico teve 2.362 novos casos diagnosticados em Pernambuco no ano passado. 

As atividades acontecem na quinta-feira com os moradores de Igarassu que recebem a ação, no Loteamento Residencial Pitanga, que fica na Rua Nilson Monteiro da Silva, bairro da Pitanga, também a partir das 9h.

Os eventos contarão com a presença de médicos dermatologistas e enfermeiros para o atendimento à população."Sabemos que é uma doença crônica, com período de incubação prolongado, de até cinco anos, e por isso a importância da prevenção para quem adquiriu a doença; e do não abandono do tratamento para alcançar a cura para quem a desenvolveu", comenta a coordenadora Raíssa Alencar.

O tratamento é gratuito, padronizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde (MS). O paciente precisa comparecer ao posto de saúde uma vez por mês para tomar a medicação em dose supervisionada. O restante dos remédios o paciente toma em casa. Apenas os casos mais graves e com complicações deverão ser atendidos em unidades de referência. O Hospital Otávio de Freitas (HOF), no bairro de Tejipió, Zona Oeste do Recife, e o Hospital Geral da Mirueira, em Paulista, são referências secundárias estaduais no atendimento aos pacientes de hanseníase em Pernambuco. O Imip é a referência terciária. Se não tratada precocemente, a doença pode causar incapacidades ou deformidades no corpo.
Fonte: Diário de Pernambuco.
Foto: Ary Portugal

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário